O Estresse engorda como um alimento calórico.

O Estresse engorda como um alimento calórico? Você deve estar se perguntando como isso é possível.

Um estudo desenvolvido pela Universidad Brigham Young (Estados Unidos), revelou que o estresse afeta o organismo tanto quanto uma dieta calórica.
A investigação, que foi realizada com ratos de laboratório, determinou que a flora intestinal (bactérias no intestino) de fêmeas em situações estressantes muda até ficar similar à de machos com problemas de obesidade.
Esta condição se deve a que as situações de tensão extrema fazem que o ser humano mantenha uma atitude de ansiedade extrema e estejam menos ativos fisicamente.
De acordo com a investigação, não se pode determinar quantos quilos pode aumentar uma pessoa que está submetida a situações constantes de estresse, no entanto, o efeito é similar ao que teria comer um hambúrguer com o dobro de queijo ou uma barra grande de chocolate.
O nutricionista Fernando Fernández-Aranda, do Hospital de Bellvitge em Barcelona, explicou que, lamentavelmente, os alimentos com muitas calorias são os que proporcionam maior sensação de prazer ao organismo em momentos de alta ansiedade.
“As situações de estresse que direta ou indiretamente costumam influir em nosso estado de humor, modulam a ingesta de alimentos fazendo com que comamos por excesso. Através da comida conseguimos aliviar ou evadir sensações negativas”.
Fernández-Aranda acrescentou que o estresse em si não faz com que as pessoas aumentem de peso, são as atitudes e decisões alimentares que são responsáveis por isso.
“Se gera um círculo vicioso que ativaremos em futuras situações de impacto”.
Como evitar comer quando está ansioso?
Segundo os doutores em nutrição da Universidad Autónoma de México e do Hospital Christus Muguerza, de Ciudad de México, se deve escolher alimentos ricos em magnésio quando existe ansiedade.
Estes mantém estável o ritmo cardíaco, aportam vitaminas do complexo B que participam na formação de serotonina, importante substância para o organismo.
De acordo com os especialistas, estes são os alimentos mais recomendáveis para ingerir em situações de estresse: – Frutas e vegetais – Iogurte light – Cereais – Peixe – Frutos secos – Gelatina light – Ovo

Texto traduzido de : Bío Bío Chile.

Advertisements