Novela A Força do Querer – Espelho da Nossa Sociedade

Capture

Após um dia de trabalho, chega a hora de descansar, relaxar, rir, chorar, emocionar-se, vibrar, torcer, opinar…

A novela A Força do Querer espelha, como poucas, o que acontece atualmente na nossa sociedade.

Aborda temas polêmicos com muita propriedade, mostra as pessoas que entendem, acolhem, ajudam a todos que sofrem por não ser compreendidas na família e/ou na sociedade. Os que sofrem são os personagens que retratam a compulsão por jogo, diferentes orientações sexuais, traição, drogas, bulliyng, baixa autoestima… Estes personagens nos fazem refletir a respeito de cada tema.    Nos despertam a capacidade de pensar e opinar, duas atividades já quase abandonadas frente ao aparelho de TV que nos traz tudo pronto, somente para assistir.

Quando nos posicionamos e emitimos nossa opinião seja ela  a favor  ou contra, tomamos consciência que a nossa sociedade atravessa dias difícieis onde os valores são questionados e muitas vezes não são respeitados.

Mas, que direito tem alguém de não respeita o direito do outro?

 Porque no egoismo e egocentrismo de cada um não cabe o direito do outro, só o seu próprio interesse.

O ser humano evoluiu tanto no quesito tecnologia, mas continua julgando o seu semelhante pelo seu próprio modo de ver as coisas e as pessoas.

É hora de aceitar que as pessoas são diferentes e que todos merecem ser respeitadas na sua individualidade.

É hora de agir com a razão e de colocar-se no lugar do outro antes de tomar alguma atitude ou proferir um juízo de valor.

É hora de perceber que vivemos em sociedade e temos que aprender a conviver com nossa família, vizinhos, amigos, professores, chefes, pessoas de todas as idades, credo e raça.

Somente tendo consciência que apesar de sermos indivíduos diferentes, vivemos em sociedade. Temos que utilizar nossa Inteligência Emocional para tornar a nossa vida, e a vida de quem convive conosco, muito melhor.

Psicóloga Inês Hurtado

Advertisements