Estabelecer objetivos em sua vida

Muitas vezes as pessoas se sentem perdidas, sem rumo, sem direção. Tudo parece sem sentido e fora do contexto.    Essa sensação de sentir-se perdido(a) na vida faz com que se tomem medidas ,movidas pelo impulso e pela dúvida, que  nem  sempre são as mais adequadas. Daí surge o mal estar e o descontentamento frente aos fatos.

A rotina suga o tempo e a energia e faz com que o importante seja adiado. Um exemplo disso é a pessoa que se levanta diariamente para trabalhar e acorda sem vontade. Se levanta de mau humor, chega atrasado ao serviço,  desempenha a sua função de forma a manter o vínculo com a empresa, mas isso não lhe traz felicidade. Pode até ser organizada no campo profissional, mas no aspecto pessoal impera o caos. Suas roupas, seus documentos e objetos pessoais estão na mais perfeita desordem. Se alguém a questiona a respeito, família ou parceira, a resposta é sempre do tipo: – Eu não sei por que se incomoda, pois para mim está bom assim. Eu sei onde está cada coisa.  É a famosa bagunça organizada!

Essa bagunça reflete o interior da pessoa, como ela está se sentindo em relação a tudo que a rodeia. É um indicativo de que essa pessoa precisa buscar ajuda.

Algumas pessoas pedem opinião a várias pessoas ou à melhor amiga. A amiga tenta ajudar com a melhor das intenções. Algumas vezes até da certo, e outras não. Mas, como saber?  O que fazer então? Quem pode definir  a sua vida de maneira imparcial, sem colocar uma  opinião pessoal?  Geralmente o conselho dado se inicia com essas palavras:

-” Se eu fosse você…”  ou   “ No seu lugar eu….”

E a pessoa expressa o ponto de vista dela e não o seu.  Mas como não há duas pessoas idênticas a esse ponto, o conselho ajuda,  mas não resolve.

Como então dar um rumo à sua vida? Como sentir-se confiante?

É fundamental conhecer-se, saber o que é importante ou não, o que deseja alcançar e como chegar lá.

Com a ajuda de um profissional, fazendo terapia, a pessoa se conhece, entra em contato com seus medos, desejos, ideais. Reconhece e valoriza sua capacidade e habilidades. Melhora a sua autoestima e se respeita como ser único. Percebe suas habilidades e suas limitações, o que pode melhorar ou mudar em seu comportamento.  A partir desse momento, pode traçar seus objetivos a curto, médio e longo prazo  e trabalhar para alcançar a suas metas em busca da realização e da felicidade pessoal.

Quando isso acontece, a pessoa sente-se mais feliz e percebe que sua vida faz sentido. A rotina passa a ser a sua aliada e as pessoas que fazem parte da sua vida  também sentem de forma positiva as mudanças que ocorrem naturalmente.

A mudança na maneira de ver a vida transforma o estado de humor e  gera a mudança de comportamento.

Se você se identificou com as características da pessoa do texto ou se lembrou de alguém que está se sentindo assim, saiba que a psicoterapia é o caminho para a busca de soluções.

Inês Hurtado

DSC02817

Foto Disney -Estabelecer objetivos em sua vida.
Walt Disney idealizou um parque onde os pais pudessem se divertir com os filhos.Empenhou-se por toda a sua vida para realiza-lo.
Advertisements