Ser Mulher

DSC04444

O que é ser mulher, além da definição dada pela identificação do sexo ao nascer?

Como se estabelecem os parâmetros para identificar-se com o gênero feminino?

Que ideias são transmitidas pela sociedade para transformar a menina em mulher?

Que ideias são aceitas e interiorizadas por cada uma?

A definição do papel da mulher vem sofrendo muitas mudanças ao longo dos anos. Se fizermos uma coletânea de fotos desde as nossas bisavós até os dias de hoje, veremos as profundas transformações do papel da mulher ao longo do tempo.

A mulher de antigamente não precisava saber ler nem escrever, precisava ser prendada e ter boa saúde para casar cedo e ter muitos filhos que deveria cuidar, além de realizar os afazeres domésticos. Não havia facilidades como luz elétrica, água encanada e nenhuma das máquinas que tornam essas atividades menos cansativas.  Essas mulheres não podiam expressar suas opiniões. Acatavam as decisões do pai e depois do marido. Eram submissas e sofriam caladas. Sabiam exatamente qual era o seu papel na sociedade e o que significava “ser mulher”.

A escritora Cora Coralina retrata muito bem essa realidade em seus livros. Ela tinha tanta vontade de aprender a ler e escrever, mas não lhe era permitido ir à escola por ser mulher, então ela aprendeu sozinha. Mulher de fibra e visão!

Cora-Coralina

Com as mudanças sociais, o progresso e a globalização, tudo muda a cada instante. E com tantas mudanças surgem as incertezas, a insegurança diante de tantos padrões ditados pela sociedade.

Hoje a mulher prioriza a aparência física, depois as amizades, o trabalho, o estudo e a busca de um parceiro. Não necessariamente nessa ordem.

Agora o importante é ser bonita. Seguir os padrões da moda. Corpo esguio, roupa de grife, cabelos ora lisos ora cacheados. A cor? Fica a critério do gosto de cada uma. As unhas, o botox, o silicone, a lipoaspiração, a plástica, a massagem, o bronzeamento, o…  Um sem fim de decisões a ser tomadas visando ser bonita. Mas… será que alcançam o objetivo? Afinal ser bonita é um conceito subjetivo. O que é ser bonita?  Se perguntarmos isso a dez pessoas, teremos dez conceitos de beleza. E o que fica bem pra uma mulher fica bem para todas? O  que dizer do biotipo, da personalidade e  da cultura onde está inserida?

Há mulheres que gostam de ter sua profissão, seu carro e ser independentes. Para elas, a preocupação com casar e ter uma família, está em segundo plano.  Em primeiro  lugar vem o sucesso.

A mulher é multiprofissional: mãe, cozinheira, administradora do lar, esposa, namorada, amiga, amante, faxineira, motorista, e… tantas atribuições tem, que muitas vezes não lhe sobra tempo para se cuidar.

Todas as mulheres deveriam ter um tempo para cuidar do corpo, da mente e do espírito.

O equilíbrio entre os três é necessário para ter uma vida saudável.

Faça uma agenda, observe como distribui as suas tarefas e que tempo destina ao cuidado pessoal.  Essa atitude lhe  trará benefícios e a cada pessoa que convive com você.

Afinal é refletindo que você chegará a uma solução para definir-se como pessoa, como mulher.

Advertisements