O compromisso com o próprio corpo

Passos que devem seguir todos os que buscam melhorar a qualidade de vida, mantendo o peso sob controle:

– Cuidar da alimentação de forma equilibrada e saudável.

-Praticar esporte ou ginástica.

– Equilibrar as emoções, sentimentos e ações.

Há muito tempo a obesidade deixou de ser apenas um  problema estético, para ser  reconhecida como causadora de sérios problemas de saúde.

A pessoa que está acima do peso recomendado, pode desenvolver sérios problemas cardíacos, diabetes tipo 2, apnéia, lesões nas articulações, problemas de relacionamento, dentre outros.

Como se não bastassem essas doenças, essa pessoa terá mais dificuldade de conseguir um emprego, pois mesmo que ainda não tenha nenhuma das doenças citadas acima,  é candidato em potencial. Soma-se a isso o desconforto ao locomover-se e comprar roupas.

Ir ao endocrinologista, fazer os exames e seguir as recomendações dele é o primeiro passo para a busca da solução. Ele recomendará a dieta e  a prática de atividade física mais adequada. Os remédios para emagrecer estão sendo retirados do mercado, devido aos efeitos colaterais que provocam. Além disso, o efeito é passageiro e cessa quando a pessoa para de tomá-los.

Ir ao psicólogo se faz necessário para conhecer-se melhor, aceitar-se e definir metas a alcançar dentro de um prazo razoável. Se o emagrecimento é muito rápido, o corpo tende a trabalhar para repor o que perdeu. Se for muito demorado, ocorre a frustração por não ver mudanças significativas.

A mudança de comportamento traz o bem estar e a redução do peso de forma gradual e duradoura.

Afinal, como você quer estar dentro de 10, 20, 30 anos?   Como será a sua saúde? Poderá viver bem e realizar os seus sonhos e projetos?

Cuide-se enquanto é tempo, não espere para cuidar-se quando só poderá recorrer  ao último recurso: a cirurgia bariátrica.

 

Advertisements