Estresse – Você ultrapassou seus limites!

semáforo

Quando não se respeitam os limites, sejam  físicos ou psíquicos, o  organismo emite um alerta – o estresse.

Esse alerta  diz que a carga de trabalho, responsabilidades e ou  emoções como a ansiedade,  está  acima do limite suportável  do  organismo.  Como resposta a essa sobrecarga, ocorrem desde distúrbios transitórios até as doenças graves e irreversíveis.

Antes se pensava que este era um problema do individuo, hoje se sabe que um funcionário estressado traz prejuízo para a empresa,  devido ao seu baixo rendimento, incapacidade de desempenhar bem a sua função e interagir em grupo. Falta ao trabalho por problemas de saúde desencadeados pelo estresse e dependendo do caso, pode até ficar afastado em tratamento médico, psiquiátrico e psicológico – as conseqüências são físicas, emocionais e mentais.

Como identificar o estresse?

Alguns sintomas são:

Taquicardia, sudorese, falta de concentração, instabilidade emocional, dores de cabeça persistentes, sensação de que tudo é difícil de fazer e que não vai conseguir, insônia e perda de interesse por coisas que antes gostava.

Algumas doenças pré-existentes se intensificam como a fadiga, as doenças respiratórias,  doenças de pele, úlceras, gastrites, colesterol  alto, diabetes, transtornos obsessivos.

Como  tratar o estresse?

O ser humano é formado por corpo – mente –   espírito.  Assim o tratamento deve ser a busca do equilíbrio dessa tríade.

Na psicoterapia através da análise dos fatores que a desencadearam, busca-se uma reformulação da vida e da maneira como ela é entendida.  Estimula-se a prática de esportes, caminhada, exercícios respiratórios, ter  uma religião e a  busca de atividades que tragam bem estar.

Advertisements