Ensine seus filhos a comer de forma saudável

Uma boa dieta é uma das melhores formas de manter-nos saudáveis e em  forma. Se queremos que nossos filhos tenham uma alimentação correta durante sua vida adulta,  devemos educá-los desde os primeiros anos de vida. Sem dúvida, as refeições  em família são a oportunidade  perfeita  para desenvolver em nossos filhos uma atitude  saudável e uma correta alimentação. 160

Procure planejar pelo menos uma refeição  em família todos os dias. Se não podem almoçar todos juntos, pelo  menos tente que se reunir na hora do café da manhã ou na hora da janta. Um ponto básico é ter certeza de que nossa família  está  se alimentando de forma nutritiva (nada melhor que o exemplo para ensinar a alimentar-se de forma saudável).

Se o seu filho está acima do peso procure preparar comidas saudáveis para toda a família e  não unicamente para ele . Assim se estabelecerá um ambiente positivo e de apoio.  Tente realizar as refeições em horários regulares. Dessa forma evitará que as crianças terminem comendo snacks pouco saudáveis e ricos em calorias.

Ensine seus filhos a comer sentados à mesa, e não  diante do  computador ou da televisão. Além disso, . procure não restringir a comida. Isso pode causar um sentimento negativo de castigo ou abandono. Qualquer dieta restritiva deve ser feita sob a orientação  de um profissional da saúde. A comida nunca deve ser utilizada para premiar, consolar ou castigar.

Ensine seu filho  a comer lentamente. Como fazê-lo? Em primeiro  lugar ensine a apoiar o garfo no prato, entre uma garfada e outra.Ele deve mastigar bem o alimento antes de ingeri-lo. Só então, poderá por na boca a outra garfada. Se ao terminar,  seu filho quer repetir, faça-o  esperar durante cinco minutos para comprovar se ainda está com fome. O  segundo prato não deve ser mais da metade do primeiro.

Advertisements