Obesidade e asma

As doenças e problemas do organismo associados a obesidade, são múltiplos. Na lista estão a diabetes, os problemas cardiovasculares e a asma.
As pessoas obesas tem maior propensão a desenvolver asma , e de piorar a doença, se comparadas a outras com peso regular.
A asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios que causa:
a) Resposta exagerada dos brônquios a muitos estímulos do meio ambiente, como fumaça, pó, pólem, pelos de animal,infecções respiratórias, frio, umidade, exercício físico; ou aos alimentos, por exemplo:leite de vaca, amendoim, trigo, nozes, etc.
b) Essa resposta exagerada provoca os sintomas da doença: tosse, que pode ser seca ou com catarro, vômitos, chiados no peito (sibilância), sensação de falta de ar, fadiga ou agitação e sensação de aperto no peito.
A causa dos sintomas:
a) Contração dos músculos ao redor dos brônquios.
b) Espessamento das paredes internas dos brônquios.
c) Aumento da produção de muco
d) Espessamento do muco
Níveis de controle da asma:
a) Controlada
Nesse nível, os sintomas diurnos podem ocorrer até duas vezes por semana. A asma não limita as atividades físicas e não ocasiona sintomas ou despertares noturnos. Além disso, não necessita de tratamentode resgate e a função pulmonar é normal.
b) Parcialmente Controlada
Os sintomas diurnos ocorrem mais de duas vezes por semana; as atividades físicas tornam-se limitadas e a doença acarreta sintomas e despertares noturnos. Podem se necessários medicamentos de resgate mais de duas vezes por semana e o paciente pode apresentar uma ou mais exacerbações ao ano.
c) Não Controlada
Apresenta três ou mais características da asma parcialmente controlada, no espaço de uma semana.
Além disso, o paciente pode ter uma exacerbação por semana.

Há pesquisas que demonstram que oito em cada dez pacientes com asma também sofrem de rinite alérgica.

Assim, é fundamental que haja um controle do peso no intuito de minimizar ou mesmo prevenir o aparecimento da asma.

Fontes de pesquisa
Folder: Merck Sharp & Dohme
Site: Vivirsalud.com

Advertisements